Dica de leitura: Sou Louco por Você

Por Caroline Nishi

Hoje a dica no Elamundo começa por Step, que sempre foi um cara muito intenso, principalmente no seu lado mais agressivo. Em Roma ele é conhecido como Step, O Mito, por todas as brigas e feitos realizados por ele. Nos homens desperta os sentimentos mais controvérsos, ou você ama ou você odeia. Já com as mulheres ele faz o maior sucesso com sua atitude de bad boy e pela declaração pública feita para a sua grande paixão Babi gravada numa ponte: “Você e eu, três metros acima do céu”. No entanto, como diz uma canção da Cássia Éller, “se lembra quando a gente chegou um dia acreditar, que tudo era pra sempre sem saber que o pra sempre, sempre acaba…”. Babi troca Step por outro e ele não consegue suportar a vida sem seu grande amor, pois tudo lembra ela, então para se afastar de tudo e todos e para ao menos tentar esquecer Babi, Step decide fazer um curso de design em Nova York.

Depois de 2 anos retorna à Roma e tudo está diferente, seus amigos estão trabalhando, alguns até casaram e até sua família o recebeu muito bem. Step tenta voltar à rotina, procurar emprego, rever seus amigos, sair para beber. Mas apesar de todas as mudanças que aconteceram a maior e mais notável é a mudança que aconteceu com ele. Step tenta, mas não consegue voltar a sua antiga vida, não se diverte com as coisas de antes. Então, se depara com a maior mudança que sua vida poderia ter de uma maneira estranhamente perfeita, através de uma garota de 19 anos.

Gin é uma garota adorável, linda, simpática, muito determinada e terceiro dan no karatê. Eles se conheceram de uma maneira inusitada e rapidamente se envolvem num romance tórrido onde cada encontro é único. Os dois vivem brigando, mas um é para o outro aquele ingrediente que faltava na vida de ambos, amor.

No entanto, o que Step mais temia – e secretamente ansiava – acontece, ele reencontra Babi. O encontro não termina da maneira como gostaria, ele acaba transando com Babi e com medo de cometer os mesmos erros de sua mãe, resolve revelar à Gin o que aconteceu. Gin fica arrasada e decide ficar um tempo sozinha. Step respeita este momento, mas tem que dizer à Gin o quanto a ama e o quanto é louco por ela e lhe faz uma declaração no melhor “estilo Step” com esperança de um dia Gin poder devolver o sentido de sua vida.

A história tem boas revelações que não cabem à mim dizer, mas elas te fazem pensar se a vida é mesmo obra do acaso ou se é destino ou se não é pura e simplesmente determinação, além de te fazer repensar alguns valores como o amor e o perdão. Você deve ler este livro não só porque se trata de Federico Moccia, mas pela história ser muito bem escrita, pela complexidade dos personagens e seus relacionamentos, o desenrolar do romance, pela possibilidade de você se apaixonar pela determinação de Gin e/ou intensidade de Step. A conclusão que tirei desta história é que os opostos não se atraem, eles apenas se distraem, quando se trata de relacionamento entre duas pessoas, vocês precisam encontrar um pouco de si no outro e aceitar que o ser amado não pode ser perfeito, isso é contra a natureza humana, é mais ou menos como diz San Kenn: “Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.”.

Federico Moccia é um cara sensacional, ele é considerado um fenômeno editorial. Os seus livros abordam temas como amor, amizade, juventude e rebeldia, são cheios de referências textuais e musicais, Battisti é constantemente mencionado em suas histórias e Moccia tem a incrível habilidade de contar várias histórias dentro de uma, histórias interligadas que fazem o enredo ser mais interessante. O livro Três Metros Acima do Céu circulou durante anos em cópias xerocopiadas entre os jovens italianos.

Este livro é continuação de Três Metros Acima do Céu, mas se ler Sou Louco por Você primeiro não tem problema (eu fiz isso), você não se sentirá perdido na leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s