Orgasmo Feminino

Anorgasmia é a dificuldade feminina de se atingir o orgasmo. Pode ser primária (quando nunca teve orgasmo) e secundária (se já teve orgasmo e não está conseguindo ter mais).

Incidência

É muito difícil fixar com precisão a incidência, pois aspectos culturais, sociais e psicológicos individuais são variáveis importantes.

Pesquisa brasileira coordenada por Dra. Carmita Abdo aponta em torno de 30% das mulheres.

Na sua maioria são causas psicológicas (em torno de 70%), dificuldades de se relacionar com o próprio corpo, uso de drogas, violências sexuais vividas ou fatores culturais e religiosos (pecado, culpa, depressão, etc).

O orgasmo tem características individuais, é o clímax do ato sexual, mas não pode ser exigido, nem forçado; pelo contrário, a experiência orgásmica, ocorre do resultado de estímulos eróticos valorizados individualmente num nível necessário que desencadeie um orgasmo, e isso é pessoal. Principalmente por causas psicológicas, sociais, familiares, religiosas; onde a desinformação e o sentimento de culpa pela vivência de sua sexualidade prepondera.

O tratamento é através de terapia Sexual, com um sucesso de até 70% dos casos. É um tratamento breve, com duração de até 6 meses, focado em um único tema, a disfunção sexual. Pode ser individual, de casal ou em grupo. Sempre deve ser associado com exercícios e fisioterapia (eletroestimulação vaginal); o que possibilita perceber, como é indispensável se conhecer e ter prazer consigo própria, oferecendo orientação, revendo falsos conceitos e possibilitando novas perspectivas.

A terapia Individual não envolve a participação do parceiro (a não ser que seja chamado), acentua sentimentos de confiança e segurança do paciente em si próprio. É fundamental porque trabalha os aspectos psicológicos; funciona como apoio, auxiliando e permitindo que a paciente libere seus impulsos sexuais.

A descoberta do orgasmo é individual e cada mulher tem suas preferências. É necessário que cada mulher descubra o melhor jeito para que ocorra, seja por estimulação direta do clitóris, água do chuveirinho ou uso de objetos eróticos (vibrador). Podem ser usados os vibradores clitorianos, os vibradores de massagens corporais ou até os vibradores vaginais. A função é aumentar a excitação e estimular as fantasias. O uso está condicionando ao fato da aceitação individual ou do casal se sentir bem ao usá-lo. É necessário sempre respeitarmos a individualidade de cada um. As mulheres podem ficar mais excitadas e alcançar o orgasmo mais rápido com o uso de vibrador,

O homem geralmente se excita primeiro, pois a mulher geralmente necessita de preliminares para que ocorra o estímulo sexual efetivo, e pode demorar até 20 minutos.

A duração do orgasmo é variável (demora segundos), o da mulher é pouco mais prolongado que o do homem; além disso ela pode ter multiorgasmos e o homem não. É muito difícil o casal chegar ao orgasmo juntos, portanto isso não deve fazer parte da meta do casal e sim que aprendam a se dar prazer mutuamente.

O orgasmo por si só é prazeroso e se houver sentimento de afetividade envolvido, melhor ainda. Alcançar o orgasmo junto seria apenas um compartilhar no mesmo momento.

A maioria dos homens relaxa e sente sono, devido a substâncias que são liberadas decorrentes do orgasmo masculino. Já as mulheres, querem conversar, a minoria dorme.

A saúde sexual da mulher faz parte da sua vivência, de suas experiências passadas, do seu aprendizado presente e do que deseja para o seu futuro, mas o importante é o quanto ela quer investir em si mesma, pois como diz Simone de Beuvoir : “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.

Fonte: Site UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s