Dica de leitura: Heresia – um suspense histórico

Por Caroline Nishi

Heresia | s. f.
(latim haeresis, -is, opinião, sistema, doutrina, heresia + -ia)
1. f.
2. Divergência em ponto de fé ou doutrina religiosa.
3. [Por extensão] Blasfémia.
4. [Figurado] Opinião ou doutrina diferente às ideias recebidas.
5. [Informal] Disparate; abuso; contra-senso.

Muitas pessoas do século XXI não sabem o significado da palavra heresia e confesso minha ignorância, eu, Caroline Nishi, também não sabia. Mas quem viveu na Europa do século XVI sabia muito bem o significado e a temia da mesma maneira que teme o diabo. Vocês já ouviram falar da Inquisição?

É neste contexto histórico que o blog Elamundo apresenta o livro Heresia, de S. J. Parris. Nesta história, as disputas são essencialmente entre os católicos romanos e os católicos anglicanos. A intolerância religiosa era tão intensa que os sábios que tinham “outras idéias”, eram obrigados a fugir de seu país para não serem sentenciados à morte ou outras barbáries.

Nosso protagonista, Giordano Bruno, ou simplesmente Bruno de Nola ou Phillipo (seu nome verdadeiro) é um personagem real e alguns fatos da história também são reais como ele ter fugido da Itália para se livrar da Inquisição sob a condenação de ser um herege; de ter se instalado por um tempo em Londres; e de ter realmente conhecido Sir Philip Sidney.

Mas tudo o que falarei a seguir é referente ao livro e sua história e não tem qualquer ligação com o que de fato aconteceu na época em que viveu em Londres. Portanto, essa história é baseada em personagens reais com fatos possivelmente fictícios, qualquer semelhança com nomes, lugares e situações pode ser mera coincidência.

As aventuras de Giordano Bruno começam quando ele foge do mosteiro que viveu quase a vida toda em Nápoles, Itália, para salvar a própria pele da Inquisição.

Ele sai da Itália e passa por diversos países da Europa até que decidi ir para Londres buscar um livro que há muito procura. Lá, além de re-encontrar seu velho amigo Sir Philip Sidney, ele recebe o convite de se reunir com Sir Francis Walsingham, ministro de estado da Rainha Elizabeth.

Sir Walsingham sabe dos planos de Bruno de visitar a universidade de Oxford e lhe pede um favor; pede para que auxilie-o na identificação dos traidores da coroa presentes entre os docentes da universidade e, se assim for, ser recompesando por sua lealdade à rainha. Não havendo outra alternativa, Bruno aceita ajuda-lo, afinal, o que poderia acontecer dentro dos muros da universidade de Oxford?

É, poderia acontecer muitas coisas e acontece a pior de todas. Em sua primeira noite na universidade, Bruno de Nola é testemunha ocular de um crime macabro, um professor é assassinado por um cão, que, aparentemente, surgiu do nada. Todos querem encobrir o assassinato, a reputação de uma das universidades mais respeitadas da Europa está em jogo, mas a alma inquieta e intuitiva de Bruno lhe diz que aquilo pode não ter sido um acidente e começa a sua investigação. E sua perspicácia toca a ferida de alguns, ele passa a ser persona non grata para a maior parte do corpo docente. Até que acontece o segundo assassinato, mais macabro ainda, e Bruno começa a enxergar um padrão e possíveis suspeitos.

A partir daí, Bruno não pode confiar em ninguém, nem mesmo na própria sombra. Sua vida corre risco, todos levantam suspeitas, ora por suas atividades ilícitas ora por suas omissões, e Bruno tem apenas seu fiel amigo Sir Sidney para lhe ajudar a solucionar o caso. Numa caçada de gato e rato, Bruno coloca sua vida em risco diversas vezes e cai em diversas emboscadas, mas consegue achar o culpado e todo o lixo por debaixo do tapete, se sairá vivo desta aventura só lendo o livro. Aventure-se no século XVI e descubra como é viver e morrer por um ideal.

Vocês já pararam para pensar que tudo o que temos hoje, a liberdade de ir e vir, a mulher ser tratada como igual, a liberdade de expressão, a tolerância religiosa e muito mais é graças à luta de pessoas como Bruno e tantas outras dentro e fora desta história que deram a vida e o sangue por um ideal?

E você, qual será a sua herança para as próximas gerações?

O livro

 R$ 29,90


Sinopse:
 Inglaterra, 1583 – o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos  religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição.

Formato: Livro
Autor: PARRIS, S. J.
Tradutor: RIBEIRO, Vera
Editora: Arqueiro
Assunto: Literatura Estrangeira – Romances

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s