O que esperar de Amanhecer – Parte 1

Assisti a primeira parte do filme Amanhecer, baseada na obra de Stephenie Meyer e te digo, o filme não decepciona os fãs da saga.

Minha opinião sobre os filmes baseados em livros é muito crítica, sou uma leitora obsessiva, devoro livros e o que eu mais amo é entrar no clima das histórias, mas adaptações cinematográficas, principalmente as hollywoodianas, são pobres de detalhes, repleta de modificações e clichês tipicamente americanos. Quando li os livros me apaixonei logo de cara, li Crepúsculo em uma noite e fiquei fascinada pelo mundo – admito, não muito original – criado pela Stephenie Meyer. Deixo claro que esta não é uma história clássica sobre vampiros super sexies, sedentos de sangue que costumamos ver por aí, aliás, esta história não deve ser vista como uma história de vampiros, ela é mais uma história de amor, vamos dizer que é uma versão teen de Romeo e Julieta do século XXI.
Não devemos tirar o mérito de Meyer, pois graças a Saga muitos adolescentes tiveram coragem de ler um livro pela primeira vez, este é um fato muito importante numa sociedade que não possui tal costume.

Entrei na sala do cinema completamente cética, não gostei dos filmes anteriores da Saga, por terem alterado fatos importantes da história com atores aparentemente despreparados que não conseguiram acertar o tom dos personagens. Mas mais do que tudo isso, não gostei dos filmes por achar que os atores não condiziam com a descrição dos personagens em sua aparência tampouco sua psiquê. Enfim, adoradores de livros sempre estão fadados a este tipo de decepção, pois o personagem que criado em nossa imaginação é sempre melhor.

Amanhecer me surpreendeu de todas as formas possíveis, quando o filme terminou (#dica: aguardem o final dos créditos, tem algumas cenas especiais), saí em estado que choque, o filme foi muito FODA.
O filme começa com os preparativos do casamento de Bella e Edward, tudo lindo e maravilhoso, Alice como sempre sabe preparar uma festa. A cerimônia, os votos, o vestido de noiva da Bella, a piadinha infame do Emmett, a invejinha amarga de Jéssica, o humor peculiar de Charlie, tudo foi absolutamente perfeito, digno de um casamento épico.

Este filme seguiu fielmente a história contada por Meyer – confiem, li 10 vezes cada livro, sei do que estou falando -, não vou contar muito sobre a lua de mel, que também foi perfeita, ver Robert Pattinson falando o nosso querido Português é a coisa mais carismática do filme, dá até vontade de aprender a falar português (sarcasmo).

As cenas de sexo não são tão fortes assim, não é algo que sua filha de 13 anos nunca tenha visto ou ouvido falar – ou feito, mas deixa isso pra lá. Nestas cenas Kristen Stewart consegue mostrar o lado sensível de Bella que ficou tão oculto nos outros filmes, o lado engraçadinho e romântico que ainda não tínhamos visto. E é indiscutível a química que existe entre o casal, é como se fossem metades de um todo, eles se completam em cena. Os efeitos especiais também merecem atenção especial, todos sabem como Bella sofre com a gravidez de seu bebê meio vampiro-meio humano, seu corpo não é compatível com a força do feto e consequentemente ela enfraquece muito num período muito curto de tempo. Observem os efeitos especiais usados em Kristen, numa entrevista ela disse que não precisou emagrecer nem fazer dieta, eles usaram uma máscara para fazer com que parecesse cada vez mais magra (computação gráfica). Nesta parte da história a cumplicidade entre Rosalie e Bella fica evidente, ambas lutam pelo mesmo objetivo insano, o desespero de Alice por não poder ver o futuro de Bella, a raiva de Edward por não ter o que fazer e a parte mais fofa de todas, quando Edward começa a ouvir o bebê, essa cena é linda!

Jacob está indescritível neste filme, é impressionante o amadurecimento do personagem e seu criador, a discussão com Sam, a luta com seus irmãos para proteger os Cullens (que não existe no livro, mas acrescentou muito para a história) e por fim o momento em que Jacob sofre o imprinting*.

Uma das cenas mais intensas, além da lua de mel, são as cenas do parto, tudo muito realista, Bill Condon não poupou esforços nestas cenas e valeu a pena. O desespero de Edward em salvar Bella é comovente e emociona muito. E o filme acaba onde todos acharam que acabaria na transformação de Bella.

Eu já falei uma vez, mas não custa repetir, aguarde o final dos créditos, pois tem cenas especiais da continuação só para atiçar nossa curiosidade.

Vale muito a pena assistir este filme.

*imprinting: segundo a explicação de Jacob “é quando o que te prende a Terra não é mais a gravidade e sim a pessoa amada.”

4 comentários sobre “O que esperar de Amanhecer – Parte 1

  1. Nossa, gostei muito do que você escreveu sobre o filme. Praticamente o que eu realmente penso dele. Mas eu só achei muito meloso como todos os outros, e só do meio para o fim é que ficou interessante, quando Jacob briga com seus irmãos. As cenas dos lobos se curvando simplismente foram incríveis. Adorei mesmo. Só acho que eles deveriam ter dado mais vida ao começo do filme. Sei que a Bella tem medo de casamentos, mas a cara dela mais parecia que ia pro abate do que casar com o príncipe de sua vida. Também não gostei da pouca ou quase nenhuma, participação do Jasper, da Esme e de Carlisle.
    Espero sinceramente que o segundo possa me surpreender mais que esse. E tenho que concordar que as cenas da gravidez dela não saem da minha cabeça, de tão incríveis que são. Até meu noivo teve que concordar. E infelizmente não fiquei até o final, mas até que foi bom, pois assim tenho uma desculpa pra ver mais uma vez ! ^^

    • Oi Larissa, fico feliz que tenha gostado, esperamos compartilhar mais de sua opinião.

      Sim, de fato o filme é muito meloso, mas não tem como né, histórias de amor, mesmo que na vida real, são essencialmente melosas, risos. Os lobos foram um espetáculo a parte, a transformação do Jake, logo no começo do filme, me deixou sem fôlego (ui!) e a parte final então me deixou arrepiada.
      Você chamou minha atenção para um fato que passou despercebido, alguns personagens foram ofuscados, o que é muito triste, mas sabe o que eu mais senti falta? Das brincadeiras e piadas ácidas entre o Jacob e a Rosalie, essas cenas são algumas, senão as mais, engraçadas deste período que eles têm que suportar a presença um do outro, enfim, pena que não escolherem a gente como diretoras, aposto que seria muito melhor!

      Estou quase tendo uma síncope de tanta ansiedade para assistir a última parte. Quando soube que o último livro seria dividido em 2 filmes, confesso que fiquei muito brava, mas até que valeu a pena…
      Eu também preciso assistir mais uma vez, estou esperando uma companhia mais interessante para isso, risos.

      Elabeijos pra você!

  2. Olá! Adorei seus comentarios sobre o filme, e queria comentar também a maturidade do jacob, desde o Crepúsculo até o Amanhecer.
    Ele evoluiu muito. Deixou de ser um personagem secundário para se tornar um dos principais, tão importante quanto a Bella e o Edward. Sobre os efeitos, a parte mais incrível foi o parto, realmente. Mais admito que as cenas que mostram o sangue dela congelando, o rosto dela voltando a corar e ela voltando a ser forte durante a transformação me deixaram chocada.
    Até meu noivo que DETESTA a saga Crepusculo admitiu que foi melhor do que ele esperava. Eu também não fiquei até o fim =(

    • Oi Catarina (adorei seu nome!)

      Fico feliz que tenha gostado.

      Sim, você ressaltou um ponto muito legal, o Jacob ganhou muito mais espaço agora na última parte da história, deixou de ser coadjuvante para ser protagonista da própria história e, vamos combinar, como o Taylor Lautner está gatíssimo.
      Sim, a cena do parto é muito forte, impressiona bastante… fiquei em choque quando assisti.

      Acho que detestar a saga para os homens é quase a mesma coisa que todos amarem futebol, está no sangue, risos. Que bom que seu noivo admitiu que o filme superou expectativas, isso é extremamente raro, hahaha.

      Mas não se preocupe, se você quiser ver essa cena extra ela está disponível no DVD ou você pode buscar no Youtube, tenho certeza que encontrará alguma coisa por lá.

      Elabeijos pra você e até o próximo filme :p

Deixe um comentário

