O que esperar do filme Um Dia

Por Caroline Nishi

Acabou o período de provas da faculdade e finalmente consegui assistir um filme que se eu não assistisse me mataria.

Como você deve saber trata-se de uma adaptação da aclamada obra de David Nicholls, um britânico que soube retratar com maestria um romance tangível ambientado nas décadas de 1980 e 1990. Já escrevi para o Elamundo sobre o livro, que li e me emocionei horrores, agora me resta a difícil tarefa de escrever sobre o filme sem repetir os argumentos usados para descrever o livro.

A história de Emma Morley e Dexter Mayhew começa em 1988 na festa de graduação da faculdade e acaba na casa de Emma, melhor dizendo em sua cama. Um encontro casual que une um casal aparentemente oposto um ao outro e na noite do dia 15 de julho nasce uma amizade que perdurará os próximos 20 anos. A passagem de tempo é mostrada de maneira descontraída, haja vista que a história sempre se passa no dia 15 de julho, dia de São Swithin e dia que eles se conheceram, e a cada ano acompanhamos o processo evolutivo das personagens, situações e sentimentos que não são exclusivamente deles, poderiam ser nossos também e isso torna a história mais real e palpável.

No filme conhecemos uma Em inicialmente tímida, mas que com o tempo deixa transparecer o humor encantador que possui, uma garota sonhadora presa a uma realidade que não é aquela que sonhou e a um relacionamento em que o amor já não existe mais ou talvez nunca tenha existido. E essa frustração de Em vai contra a vida glamurosa que Dex vive, depois da faculdade ele decide viajar o mundo, quando retorna vira apresentador de um programa de televisão, namora modelos e apresentadoras badaladas e tem tudo o que um cara de 25 anos deseja ter: dinheiro, fama, mulheres e o mundo aos seus pés.

Mas estamos falando na vida real, onde tudo pode acontecer e a vida de ambos dá uma guinada de 360 graus. Emma consegue realizar seu grande sonho ao contrário de Dex que começa a entrar em decadência. No entanto, após tantos anos de encontros e desencontros e descobertas, eles se descobrem apaixonados um pelo outro.

Destino? Momento certo? Não sei ao certo, costumo dizer que destino não existe, o que existe são consequências das nossas escolhas e que o momento certo é você que faz, mas a vida real é bem mais complicada.

Às vezes é preferível aceitar que o destino coordena nossas vidas e se conformar que existe o momento certo das coisas acontecerem, mas é complicado dizer isso quando se conhece a história de Em e Dex, o que era óbvio para todos acaba acontecendo 20 anos depois. Quando eles se conheceram era notável a química entre os dois e como duas metades se encaixavam numa dança perfeita, mas será que ambos estavam preparados para viver aquele relacionamento? Será que aquele não era o momento certo de acontecer?

Bom, isso nunca saberemos, mas fato é que, por um curto período eles conseguem gozar de uma vida a dois e são bons e felizes nisso, mas como tudo que disse anteriormente, assim como dizemos que “destino” e “momento certo” existem, não podemos descartar a parte em que dizemos “faz parte da vida”. Quando achamos que tudo está perfeito em nossas vidas, vem algo que nos faz questionar alguns dos nossos mais sólidos valores e faz tudo ruir. Pensamos ser injusto partir quando você consegue ter tudo que deseja e sempre sonhou, pensamos no tempo exíguo que teve para ser feliz, mas amor e felicidade não se mensura pelo tempo que durou, mas pela intensidade em que se viveu, a eternidade pode durar um beijo ou os segundos de um suspiro.

Esse filme, como disse Anne Hathaway numa entrevista, é especial porque não se trata de um romance clichê com o famoso “felizes para sempre”, este filme não tem final feliz e te faz questionar o que realmente vale a pena nessa vida.

Observação:
Para os adoradores de livros tenho um aviso: o roteiro foi escrito pelo próprio David Nicholls. Então não tenham medo, entrem confiantes na sala que vocês não vão se decepcionar.

Anúncios

Um comentário sobre “O que esperar do filme Um Dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s