Existe amizade entre homens e mulheres?

Por Caroline Nishi

Quando o Elamundo me convidou para escrever sobre este assunto eu não imaginei que ele fosse tão polêmico a tal ponto de ser objeto de estudos científicos tampouco fosse motivo para inúmeras matérias de revista e portais.
Pelo visto o Elamundo quer polemizar, então vamos jogar lenha na fogueira.

Durante minha pesquisa surgiram vários pontos de vista controversos, para este artigo busquei opiniões distintas, além de textos e estudos extraídos da internet, convidei amigos e amigas para participar da discussão e deixá-la mais democrática.

Será que a amizade entre um homem e uma mulher pode existir?

Oscar Wilde disse certa vez “não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade.”, diante desta citação abrimos o assunto em questão, afinal o que torna a amizade entre homens e mulheres algo tão belo e confuso?

A amizade entre um homem e uma mulher pode começar despretensiosa, sem segundas intenções, apenas por afinidade, mas diferentemente de uma amizade com uma pessoa do mesmo sexo, a amizade entre um homem e uma mulher pode evoluir de uma maneira… diferente. Mas o que leva uma amizade evoluir para o “algo a mais”?

É natural dois seres do sexo oposto se atraírem, mais natural ainda você se sentir atraído por alguém com quem tem tanta afinidade quanto um amigo, ou melhor amigo. A maior parte dos meus amigos (homens) disseram que um cara dificilmente começa uma amizade sem interesse, muitas vezes eles desejam conhecer aquela mulher, mas não sabem como fazer, nem a maneira certa de chegar e a amizade se torna um bom caminho. Já as minhas amigas disseram que a maioria das vezes elas iniciam uma amizade simplesmente por afinidade, mas em alguns casos o tempo e a intimidade mudaram a visão que elas tinham do até então “só amigo”. E quando a amizade muda para um dos dois aparece também o medo de estar confundindo as coisas e perder a amizade.

Um caso típico que vale a pena usar como exemplo é o relacionamento de Ross e Rachel da série Friends, quem nunca assistiu DEVE assistir.

Eles são o supra-sumo da amizade entre um homem e uma mulher que se transforma em amor, racionalmente ela não é a mulher dos seus sonhos, mas, como ele mesmo explica, ela é a Rachel e isso basta. Ela, no entanto, nunca o viu como um possível amor, ele sempre foi o irmão mais velho da melhor amiga, porém as coisas mudam quando Chandler deixa escapar que Ross é apaixonado por ela.

E durante este processo de se apaixonar/esquecer/ou se declarar é interessante observar a dinâmica do “estar apaixonado” dos sexos, os homens mesmo apaixonados não deixam de sair com outras mulheres e a possibilidade de se apaixonar por uma delas nunca é descartada, já as mulheres não conseguem parar de pensar no ser amado e mesmo ficando com outros caras estão com a cabeça e o coração naquela pessoa. Isso me faz pensar em como somos patéticas.

Por que isso acontece? Este é um fenômeno novo, surgiu no século 20, ainda pouco estudado pela ciência. Tudo que li é meio contraditório, alguns dizem que é perfeitamente possível existir amizade entre os sexos, quando há maturidade e um consenso de que ficarão somente na amizade e outros dizem que essa é quase uma missão impossível, pois somos influenciados diariamente por novelas, séries e filmes em que o casal de amigos sempre estão fadados a acabar na cama.

Outro dado importante apontado em alguns estudos é que, mesmo que você vire para o seu amigo e diga “seremos só amigos, ok?!” e faça uma promessa de sangue, os seus hormônios não funcionam dessa maneira. Isso mesmo, os hormônios não funcionam assim e consequência disso é a tensão sexual que se vive em certas relações.
E é engraçado pois este “desejo reprimido” é tipicamente brasileiro, uma pesquisa feita com estudantes americanos revelou que metade das suas amizades que começaram com o sexo oposto envolve sexo. Dos que transaram com o amigo ou amiga 55% afirmaram que o álcool foi decisivo. (#ficaadica)

Diante de tudo que foi dito, opinião de amigos, estudos e etc qual a conclusão que tiro sobre o assunto, afinal, pode existir amizade entre um homem e uma mulher?

Chego a conclusão que sim, é possível haver amizade entre homens e mulheres. Pode haver uma troca mútua de conselhos, dicas, broncas, risadas, choros e confidências. Mas tenha certeza de que haverá um momento em que vocês se apaixonarão um pelo outro, poderá ser ao mesmo tempo ou em tempos diferentes, mas esteja certa de que um dia isso vai acontecer. A afinidade é foda, quando acontece não tem jeito, só não é tão irresistível quanto pele, mas ainda assim é mais perigoso porque não é só carne, tem outras coisas envolvidas como cumplicidade, sentimentos, gostos, histórias, sei lá, a vida dos dois no enlace do infinito (8).

Conselhos para dar? Quem sou eu para aconselhar alguém, mas se tiver alguém ai lendo este texto que esteja apaixonada por um amigo e não sabe o que fazer, te digo FAÇA. Fale, expresse seus sentimentos, uma vida bem vivida é aquela em que você chega no final da estrada, olha pra trás e pensa “poxa, valeu a pena”. Vocês são amigos, tenho certeza de que você encontrará uma forma de falar o que sente sem espantar o gato, essa é a vantagem da sua relação, você sabe o que fazer, conhece o outro. Então, procure sua coragem e vá a luta. Porque se você quer, tem muitas outras querendo também… pense nisso.

Quando se trata de pessoas não existe fórmula certa, tenho amigas que se casaram com seus melhores amigos, tenho amigos que continuaram apenas amigos, tenho amigos que se pegam de vez em quando, não tem regra, acontecerá do jeito que tem que acontecer. E se acontecer, escreva pra gente contando a sua história, será um prazer publicá-la no Elamundo.

Nota:
Preciso compartilhar algo que aprendi agora, alguém já teve a curiosidade de procurar o significado para afinidade? Pois então pasmem, Hollywood está certa, risos.

Afinidade: 3. [Química]  Tendência dos corpos para se unirem.

About these ads

19 comentários sobre “Existe amizade entre homens e mulheres?

  1. Gostei muito do post. Já passei por isso e sei bem com é quando você ouve “Você está confundindo as coisas”. Isso mata a gente, você se sente traído por seus próprios instintos.

    Mas a explicação científica nos faz compreender de onde vem essa vontade de “fornicação” das suas relações de amizade. Acho muito válido a conferência, de ambas as partes, de saber se aquela amizade pode se transformar em um relacionamento mais sério ou não. E este post ajudará muito quando for puxar este assunto. “Li uma matéria… e você acredita que possa haver amizade entre amigos? … e se for eu? hahahahaha”. #ficaAdica

    Se é hormonal ou não, sei que guardarei esse estudo em meus repertórios mentais, para um dia saber se é: namoro ou amizade?

  2. claro q um gay vai ter amizade com mulher, mas homem q é homem, se a mulher amiga for gata… não tem jeito, ele sempre vai querer pegar!! rs

  3. NÃO EXISTE AMIZADE ENTRE HOMEM E MULHER

    Homem tem “amigas” porque ele sonha em pegar todas elas, porém se conseguir pegar uns 5% de todas é muito.

    Mulheres tem “amigos” porque elas tem quase tudo deles e eles só ganham… abraço, beijo e título de “miguxo” e elas sabem que eles querem sexo “totoso” delas e se aproveitam disso para conseguir maiores benefícios possíveis.

    Antes que venham me apedrejar… é normal isso, pois as convém terem “amigos” que farão quase tudo e NÃO GANHAM NADA EM TROCA.

    • Cláudio, será que é assim que todos os homens pensam? Será que é isso o que todos os meus amigos pensam?

      Mulheres têm “amigos” porque às vezes é impossível encontrar uma gota de racionalidade num papo com uma mulher, vocês são mais objetivos e racionais, ou é ou não é, para nós sempre existe um talvez e diversos caminhos a seguir.

      Gosto de ter amigos homens pela diversidade de assuntos que podem surgir, é sempre bom ter outras perspectivas.

      Vocês ganham coisas em troca sim vai, não sexo (se é o que está pensando, risos), mas vocês têm um belo vislumbre do mundo feminino, óbvio que com isso você não passará a entender o universo feminino (nem nós entendemos), mas muita coisa passará a ter algum sentido, pelo menos um bom ponto de partida, risos.

      Obrigada por contribuir, sempre apreciamos a opinião dos homens neste tipo de assunto.

      Beijos e boa sorte com as suas amigas!

  4. Eu adorei essa postagem… Descobri esse cantinho, quando coloquei a seguinte pesquisa no Google ‘ Amigos do sexo oposto brigando’. Esperando ler algo que acalma-se meu coração. Pois estou sim, apaixonada por meu melhor amigo e contei a ele. A resposta ainda não veio, só escuto todos os dias que me ama e me trata como sua namorada…
    Coisa que não sou, e quando perguntam ele nega.
    quando saimos, ele faz questão de dar em cima de toda mulher que passa por ele, até de minhas ‘amigas’. Depois diz que ele é homem e é assim mesmo, que eu não posso te-lo só pra mim, que não esta preparado para um relacionamento. Logo em seguida, diz que sou a pessoa mais importante para ele e que tem medo de me perder!
    Acho que é muita confusão…Por isso hoje ( 25-06) eu comecei a me afastar dele.
    Ficamos 24 horas grudados, aos 7 dias da semana, brincamos juntos, trabalhamos juntos, cozinhamos juntos, até já dormimos juntos…
    Bem, se existe amizade entre homem e mulher… Só quem tem pode explicar, e se for real, uma amizade pura… Não a o que se preocupar. O ruim de ter essa enorme afinidade éque por mais que a desculpa dele seja ridicula, eu entendo o por que dele ser ridiculo… é ai que esta a afinidade, para uns complica e para outros não.

    • Bruna, fico feliz por você ter gostado do post e ainda não sei o que sentir sobre a sua história. Complicadíssimo, eu sei muito bem como é.

      Parece um sonho quando você encontra um amigo assim, mas vira um pesadelo quando você se apaixona por ele. Você é uma mulher de coragem ao se declarar para ele, poucas conseguem fazer isso e por esta atitude morro de orgulho de você, risos.
      Isso é o que todo homem diz, que não pode ser de uma só, mas poxa por que os homens têm que ser tão confusos assim? Se ele não gosta de você da mesma forma, te quer só como amiga, por que não deixa isso claro? Engraçado é que depois nós levamos a fama de confusas, ah se o mundo soubesse…

      Bru, você se tornou o porto-seguro dele, ele sabe que pode contar sempre com você, isso é bom quando se trata de amizade, mas quando se trata do coração essa pode ser uma posição perigosa, como diz um velho ditado (que pode ter um fundo de verdade) “passamos a dar valor nas coisas e nas pessoas quando perdemos, ou estamos prestes a perder”, ele está vivendo a vida dele e faz questão de te mostrar isso, então nada mais justo que você começar a viver a sua, você não vai deixar de amá-lo da noite para o dia, mas vai deixar claro que apesar de serem muito próximos, ele não é o único homem do mundo, nem será o último por quem você se apaixonará.

      Te desejo boa sorte nesta história e que aconteça o que tiver que acontecer!

      • Caroline, muito obrigado por responder…
        As vezes me sinto perdida, sobre esse assunto e quando acho algum lugar para compartilhar, ninguem se interessa ou da alguma opnião….kkk
        Agradeço demais, e tudo o que disse, é exatamente o que minha prima me fala ( que é uma pessoa que vive diariamente comigo e com ele). E você esta certissima…
        E quando chegar ao final dessa novela, vou fazer questão de entrar em contato e relatar a ti se, eu e ele ficamos juntos e fomos tirar as ferias que ele quer tirar, ou se ele foi sozinho ver o pai e eu aprendi que não devo me iludir com simples atitudes e que se a ‘pessoa’ realmente gostar de mim, não irá ser só eu que irei correr atras….

        Abraços. :)

      • Bru, pode contar sempre, pode demorar um pouquinho (essa semana foi um pouco agitada), mas estou sempre conectada, risos. Sempre que precisar pode contar conosco, estamos aqui para ajudar.
        Te desejo sorte nesta história e que aconteça o que for melhor para vocês dois, mas no fundo estou torcendo para que vocês fiquem juntos.

        Por favor, não esqueça de me contar o seu final (feliz).

  5. Bom é um tema complexo para homens nao ha a possibilidade para as mulheres ha,acredito q tudo q uma pessoa quer da outra for a sincera amizade o risco de se apaixonar é minino ,talvez no momento de carencia mas isso nao é paixao .
    certa vez ouvi de um rapaz q conheci na internet q queria ser meu sempre meu amigo…me interressei por ele mais a opiniao dele era da amizade.
    muitas coisas acontecerao me afastei …alguns meses depois tentei me aproximar novamente nao queria q ele ficasse com um sentimento de raiva de mim.papo vai papo vem e ele me falou q eu deveria namorar e tal certo dia ele falou q morando na minha cidade ele ficaria comigo kkk em tao de bricadeira perguntou o q eu pensava sb isso eu disse q era uma boa kkk achei q era uma bricadeira da parte dele ,mas q talvez quisesse saber q eu gostava dele nao sei até hj .acho q nao ele nao esta apaixonado por mim …

  6. Pingback: Será que ele está afim de você? « Elamundo

  7. Não existe amizade entre homem e mulher. Mulher adora fazer um cara de moleta emocional, sou mulher mas homem pra mim so existe dois tipo: Ou eu to afim ou ele é apenas um conhecido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s