A leveza de Carina Rissi

Confesso que já passei, há mais de uma década, dos meus 15 anos. Confesso que não acredito mais naquele amor juvenil onde o impossível se torna possível e mudança é apenas uma questão de querer. Confesso que já li tanto e tanta coisa – desde as boas até as ruins – que eu consigo prever os clichês de cada história.

A vida é hard e por isso acredito que, às vezes, devemos levá-la com mais suavidade, de um jeito mais brincalhão e não tão focado assim, afinal, um pouco de descontração não faz mal a ninguém e estimula a criatividade. Da mesma forma eu vejo a leitura, é lindo e super cult sair dizendo por aí que leu Shakespeare, Jane Austen, Emily Bronte, Proust ou Hemingway, mas também não tem nada de vergonhoso ler uma história mais leve, sem grandes dilemas, às vezes temos problemas demais na cabeça para nos preocupar (também) com os dilemas dos personagens.

Se você é menina, está na casa dos 20 e quer ler algo mais suave, a dica é: leia CARINA RISSI.

Carina Rissi é uma autora nacional pouco conhecida na própria terra, mas que fez um tremendo sucesso na Alemanha, onde entrou na lista dos mais vendidos. Seus títulos são românticos, claro. Tem heroínas fortes e determinadas, tem “mocinhos” que estão sempre dispostos a contrariar a mocinha, dilemas de amor, brigas e o tão sonhado “felizes para sempre”, ou seja, tem todos os ingredientes que um romance chick-lit precisa.

Li seus dois romances Procura-se um Marido e Perdida. Vou falar um pouquinho dos dois agora:

Procura-se um Marido conta a história de Alicia, neta de um grande empresário do ramo de cosméticos que é o pesadelo de todo pai ou avô, ela é completamente irresponsável, vive entrando e saindo de confusões acompanhada de toda a mídia que cerca o seu estilo de vida.
Mas tudo isso muda quando o seu querido avô repentinamente morre e, na intenção de criar algum juízo na cabeça da neta, acrescenta uma cláusula peculiar ao testamento. Ela só terá direito à sua herança depois que se casar!
Sim, retrógrado e conservador, mas lembre-se que tudo em um romance tem um porquê – assim como na vida, mas diferente dos livros muitos desses “porquê” não descobrimos as respostas.
E Alicia sendo Alicia procura a saída mais fácil anunciando em um jornal que está à procura de um marido de aluguel, e dentre os muito “errados” que aparecem ela encontra naquele que considera o mais errado de todos o caminho para a felicidade e talvez para o amor.
E como não poderia deixar de ser, este mocinho é P-E-R-F-E-I-T-O.

Outro romance que li da Carina foi Perdida e confesso que gostei muito mais desse pois trata de um assunto que eu acho interessantíssimo, a viagem no tempo.
Nesta história conhecemos a Sofia, garota batalhadora, determinada e completamente avessa ao amor, que acredita existir apenas em romances do século 19. Não preciso nem dizer que ela é fã de Jane Austen. E assim como muitas de nós, ela não sabe viver sem um celular. Até que um dia – bêbada – ela perde o celular e precisa comprar outro, na loja encontra uma vendedora que diz ter exatamente o que ela precisa, o que ela não sabe é que tem que voltar no tempo para encontrar aquilo que precisa mesmo não sabendo o que é – típico!
E é o que leva Sofia ao ano de 1830 e aos ares românticos da época com muitos quadros (não existia fotografia), vestidos rodados, bailes e cavalheiros de verdade. O mais interessante nesta história é o contraste que a personagem tem com as diferentes épocas, consideramos certas coisas tão banais que só nos damos conta da sua importância quando damos esse passinho para trás. Vale a pena ler.
Nem preciso dizer que a cordialidade do mocinho é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A.

livros_carina_rissi

Duas notícias boas:
1. ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA: Uma notícia boa para os fãs é que em breve sairá no cinema a adaptação da história de Sofia – ainda não temos a escalação do elenco, mas é questão de tempo pois o roteiro já está pronto. A previsão de lançamento é para o ano que vem. Vamos aguardar.

2. LANÇAMENTO DO 2º VOLUME – ENCONTRADA: na Bienal do Livro de São Paulo deste ano será lançado o segundo volume da saga. O lançamento será no dia 30/08, às 13h no estande do Grupo Editora Record.

É isso, espero que tenham gostado da dica de leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s