1900

A virada do século foi uma época efervescente! Diversas descobertas científicas revolucionavam os costumes e a vida do cidadão comum, com a aviação de Santos Dumont, o primeiro filme (The Great Train Robbery – 1903) e a arte de Picasso, que renderam à época o título de Belle Epoque. Essa época também é conhecida como período Edwardiano, devido ao sucessor da rainha Vitória da Inglaterra, Edward.

Além do mais, a consolidação da Revolução Industrial possibilitou a produção em larga escala de bens de consumo, como roupas, tecidos e calçados. Dentro de um universo mais comunicativo, todo o mundo passou a adotar o estilo europeu para a moda, em todas as camadas sociais, apenas adaptando-as para seus climas e crenças religiosas. Entretanto, o estilo predominante ainda era o rígido vitoriano, do fim do século anterior. As mulheres usavam espartilhos muito justos para conquistar a silhoueta em “S” (busto para frente e quadris para trás).

O ideal de beleza se dividia em dois: o estilo Edwardiano, pois o rei tinha uma clara preferência por mulheres maduras, que sustentaram a tendência de cabelos em tons cinza/ branco e as “Gibson Girl”, popularizada pelos desenhos de Charles Dana Gibson sobre sua esposa. A cintura fina e o cabelo preso no alto da cabeça, aliadas ao espírito esportivo moderno da época, que era andar de bicicleta, foram um referencial para a década.

Os homens usavam sobre-casaca e fraque, sempre bem acompanhados por chapéu. Os sapatos masculinos, antigamente comprados para durarem anos, foram sendo substituídos por modelos mais modernos, produzidos em larga escala, e se tornaram um acessório da moda masculina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s